Categorias:

A curva de esquecimento de Ebbighaus

concurso tj ce fgv
Se olharmos para essa estratégia de um ponto de vista científico, fica claro rapidamente por que isso acontece. Em primeiro lugar, essa estratégia sobrecarrega imediatamente nossa memória de curto prazo . É preciso ser incorrigivelmente ingênuo para pensar que nossa memória, mesmo depois de ler dez vezes o material, é capaz de absorver tudo. Além disso, é simplesmente uma reprodução passiva de informações que leva à habituação , ou seja, uma resposta cerebral reduzida a um determinado estímulo acompanhada por liberações de dopamina cada vez mais baixas.

Para estudar para concursos em vez de ler o material em um frenesi selvagem repetidas vezes, faça-o uma vez e volte a ele depois de algumas horas ou mesmo alguns dias. Em um estudo de Verkoeijen, Rikers e Ozsoy em 2008, os alunos se saíram melhor quando faltavam 4 dias entre a primeira leitura e a seguinte.

Durante esses 4 dias, você pode passar para o próximo tópico e lê-lo novamente após 4 dias. Graças a este método, você trabalha em um novo material todos os dias e ao mesmo tempo repete o antigo. Mas tenha em mente que esta é uma tentativa de consertar levemente uma estratégia inerentemente inútil. É como jogar Saga em um copo e adicionar uma tonelada de açúcar para fingir que é realmente chá e não o equivalente ao conteúdo das botas de um guarda florestal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *